Quem somos
Somos uma antiga quinta tradicional minhota com 2,5 hectares, que foi recuperada e adaptada pelo Município de Braga para desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas.
Desde 2004 que convidamos quem nos visita a redescobrir o mundo rural e a conectar-se com a natureza. Na Quinta as pessoas podem conhecer diversas raças autóctones de animais e contactar com a biodiversidade dos nossos espaços verdes.
O que Fazemos
Desenvolvemos mais de 50 atividades para crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, utentes com necessidades educativas específicas e seniores. Realizamos atividades relacionadas com a agropecuária, o ambiente, a arte equestre, a cozinha, as artes plásticas e jogos didáticos.
Também proporcionamos atividades temáticas ao público em geral em fins de semana específicos como o “Festival de Verão”, “Feira dos Artesãos”, “Histórias na Quinta”, “Artes de Verão”, entre outras, que vamos comunicando ao longo do ano nas nossas redes socias e website.








Conhece-nos melhor
Missão
Desenvolvimento de atividades pedagógicas para o público-alvo com foco na agricultura e ambiente, inspirando os visitantes de todas as idades a promover e preservar ativamente as tradições rurais, as raças autóctones e a biodiversidade, para as gerações futuras.
Visão
Pretendemos ser um espaço exemplar e inspirador na área da educação agroambiental, promovendo o conhecimento e sensibilizando para a valorização dos ecossistemas. Também procuramos preservar as tradições rurais minhotas e promover práticas agrícolas sustentáveis, inspirando o público a desenvolver ações para um planeta mais verde.
Valores
- Educação
- Sustentabilidade
- Intergeracionalidade
- Inclusão
- Integridade
- Transparência
- Biodiversidade
Objetivos
- Conectar as pessoas com a natureza
- Promover as tradições rurais e os valores endógenos da região do Minho
- Sensibilizar para as boas práticas agrícolas e ambientais
- Incentivar a uma alimentação saudável e sustentável
1º Lugar Concurso de Boas Práticas Go Green
O GoGreen: Concurso de Boas Prática é uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito do Projeto GoGreen, co-financiado pela Comissão Europeia. Este concurso tem como principal objetivo a capacitação de decisores e técnicos, a nível da governança local, para a implementação do Pacto Ecológico Europeu e a ação ambiental em geral. Foram submetidas e validadas 33 candidaturas a nível nacional, tendo ficado a Quinta Pedagógica de Braga numa primeira fase, por avaliação do júri, como um dos três finalistas, juntamente com projeto Guarda Rios, de Guimarães e o projeto Cicloficina dos Anjos, de Lisboa.
No dia 18 de novembro de 2024, durante a Conferência Internacional, os três finalistas foram apresentados a votos do público, tendo a votação do público sido expressiva com a Quinta Pedagógica de Braga a reunir 52% da votação (1247 votos). A votação final foi composta pela votação do público (50%) e a votação do júri (50%), onde a Quinta Pedagógica saiu a vencedora do concurso, quer na votação do público, quer na votação do júri.



