A Quinta Pedagógica de Braga – Centro de Formação e Experimentação Ambiental, do Município de Braga, inaugurada a 21 de Janeiro de 2004, estende-se por 2.5 hectares, sendo uma antiga quinta tradicional minhota, recuperada e adaptada para complementar e apoiar Atividades Educativo-Pedagógicas das crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico.

O objetivo da Quinta é dar a conhecer aos mais novos os aspetos da vida rural minhota, as tradições, os usos e costumes da nossa região, sensibilizando-os também para as questões ambientais e da natureza. É um espaço onde as crianças aprofundam o seu conhecimento nas diversas atividades prático-pedagógicas acerca dos animais e da sua alimentação, privilegiando o contacto direto, onde conhecem também as práticas agrícolas tradicionais e de cultivo biológico nas hortas e no pomar, preparam a terra para semear, plantar, mondar, sachar ou regar. Aprendem também a confecionar alguns alimentos da gastronomia minhota, como o pão de milho/trigo, doces e compotas e os tradicionais doces de Natal como os mexidos e a aletria.

O transporte das crianças é gratuito para os seguintes níveis de ensino:  2º e 4º ano de Ensino Básico das escolas públicas do concelho de Braga.

Poderá haver flexibilização do ateliê, no dia da visita, por motivos óbvios.

Nos dias de eventos e comemorações, as atividades e o programa serão específicos para esses dias. Também serão recolhidas imagens para arquivo e divulgação no jornal da Q.P., nas redes sociais, site e na imprensa local.

Para estabelecimentos de ensino/instituições fora do concelho de Braga o custo da entrada na Q.P. é de 1.35€ criança/utente, conforme taxa em vigor em 2023.  Adultos e acompanhantes estão isentos.

Visitas livres: apenas num dos períodos, manhã (9.30-12h) ou tarde (14-17h), sujeito a disponibilidade.

O uso do parque de merendas está sujeito a marcação e disponibilidade.

Durante a hora de almoço a  Quinta Pedagógica encerra (12.30-14h), sendo o Educador o responsável pelo grupo e pelo uso do espaço.